quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ser Missionário...


Já estamos em novembro, 2012 passou voando, podemos assim dizer! Em breve já estaremos comemorando o Natal, e em seguida o novo ano que virá! Mas a reflexão que devemos fazer nesse início de novembro não é apenas aquelas que começamos ao ver que o ano está se acabando e que é preciso começar a redefinir metas e propósitos, redefinir os rumos que a vida possa ter em 2013. Devemos refletir sobre o mês que passou, isso mesmo, refletir sobre outubro, o mês das missões!
Acredito que a principal reflexão deve recair no quesito "missão", mais precisamente nas perguntas: "O que é Missão?", "O que é ser missionário?". Difícil? Acredito que não! Claro quando falamos de missão, lembramos daqueles que estão mundo a fora pregando a palavra de Deus, na Africa, e demais recantos do mundo! Aquelas que vemos através de canais como "Canção Nova" e outros do tipo! Mas se aprofundarmos um pouquinho mais, ou melhor se simplificarmos um pouco mais a coisa toda veremos que a resposta para aquelas duas perguntinhas acima será bem fácil sim.
O ser missionário de Cristo muitas vezes não é apenas pegar a bíblia, colocá-la debaixo do braço, e sair pregando! Já ví em alguns casos pessoas que evangelizaram muito, levaram muitas pessoas a refletir sobre Cristo e até começar a frequentar a igreja, e melhor ainda, passou a ser missionário também! Mas não porque a pessoa bateu a porta da casa da outra e pediu para pregar, não. Essa pessoa simplesmente vive uma vida de forma correta, e busca constantemente ter uma conduta ilibada, e claro, diz sem medo que a vida dela ficou muito melhor depois que ela passou a viver seguindo os ensinamentos de Cristo! Essa pessoa evangeliza através da sua conduta de vida! Sendo exemplo de vida!
Agora pergunto: Essa pessoa que busca viver a vida de forma correta, honestamente, frequenta a igreja e participa das celebrações, grupos de orações, participa de estudos bíblicos, mas acima de tudo dá o testemunho de que quando passou a viver seguindo os preceitos de Cristo, sua vida melhorou e hoje ela vive muito bem, e mais, não tem vergonha de dizer que participa das "coisas" da igreja, não é missionária? Se nossa missão é evangelizar, levar a Cristo às pessoas, será que o bom exemplo não é uma forma de ser missionário!
Ontem no terço semanal do EJC da comunidade Sant'Ana, a jovem que ofereceu sua residência para receber os jovens para a oração do terço escolheu uma passagem bíblica (prometo citá-la aqui) que nos levou à reflexão e consequente conclusão de que o exemplo, que pregar a palavra, mas vivê-la é importantíssimo para a evangelização! Nós jovens principalmente podemos passar por grandes dificuldades nesse quesito, especialmente porque a vida de jovem hoje em dia é fogo! São festas, bares, boates, "curtições" das mais variadas! E aí, como é que se pode ser exemplo tendo a mão tanta diversão, tanta coisa de boa que a vida pode oferecer? Mas a resposta é simples, ou não, acredito que simples no papel e mais difícil na vida real, mas vamos lá: A vida é uma escolha! É possível sim que o jovem viva festas, curtições mil, bares, boates, confraternizações, farras na fazenda, e ser correto, ser luz divina em qualquer lugar! Conheço gente muito feliz, mas realmente feliz que vive assim, frequenta bares, boates, festas, farras e muito mais, mas se porta de forma honesta, correta, de forma legal, digamos assim, é exemplo para as outras pessoas, pois não precisam de drogas, bebida alcoólica em excesso, ou mesmo sequer precisam de bebida alcoólica, pois curtem a balada, tocam o terror mesmo, dançam se divertem, mas sem excessos! É possível sim e é justamente nesses lugares é que precisamos ser exemplo, seguindo os dizeres do sábio Beato João Paulo II!
Claro não podemos deixar de frisar que ninguém é perfeito! Que erros acontecem, que pessoas que pregam na igreja, seja ela qual for, que participam de movimentos e/ou pastorais estão sujeitas a erros. Lógico, o ser humano não é perfeito, podemos errar, e quem está à frente ou, participa de forma mais ativa das celebrações e/ou eventos na igreja não é diferente de nenhuma outra pessoa, somos todos seres humanos, mas aí me vem a mente uma frase que vi há alguns dias no facebook, que dizia o seguinte: "A Igreja precisar se mais Hospital do que Tribunal!". Não dá pra ficar julgando os outros, porque essa função não nos pertence, muito menos ficar julgando quem está à frente de uma pastoral, movimento ou evento da igreja.
Lógico não dá pra ficar dando moral para uma pessoa que está à frente de algo na igreja, que prega lindamente mas vive o oposto. Mas, até nisso Deus é perfeito, pois a partir do momento em que se começa perceber que a pessoa é dessa formal ela perde credibilidade e perde espaço como liderança. Mas também não se pode jogar a pessoa no "mármore do inferno", isso não, pois como dito anteriormente "A Igreja precisar ser mais Hospital do que Tribunal" e mais julgar é função exclusiva e privativa de Deus e quem somos nós pra ficar atirando pedra no telhado dos outros. Não dá pra excluir ninguém, pois daí, vamos de encontro à outra face do ser missionário e principalmente voltamos ao principal ensinamento de Cristo, o chefe, o cara que manda, aquele que veio para a nossa Salvação, que disse claramente ao ser indagado sobre estar andando com pecadores: "Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores." (Mc 2,17). E acredito que não importa se o pecador participa ou não da igreja, movimento, pastoral e outro, somos missionários e se queremos cumprir nossa missão de evangelizar, o exemplo de retidão é o melhor a se fazer, pois já dizia o ditado: "Belas palavras comovem, o exemplo arrasta..." 
Por isso evangelizadores, façamos nossa parte, sejamos exemplo, bom exemplo, sejamos humildes como Jesus foi, se ele que é o chefe, o que sabe tudo e me permitam uma brincadeira sabe de T U U U T O, foi humilde, exemplo de humildade e principalmente, de vida, quem somos nós para fazermos diferente! E na queda, que infelizmente ocorre, buscar o perdão, buscar a mudança e principalmente contar com o apoio daqueles que estão próximos, que são companheiros de caminhada, e continuar a caminha tentando sempre aproximar-se daquilo que Cristo deixou de ensinamento! E por fim, resta dizer o que já foi dito, Jesus deixou para que nós seguíssemos, além das mais belas palavras, que são cheias de sabedoria, deixou palavras sábias e carregadas de EXEMPLO! Ele nos deixou EXEMPLOS, EXEMPLOS! Simplesmente EXEMPLOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário