quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O que é o EJC...


O que é o EJC? Pergunta que muitas vezes é difícil responder, pois cada um tem uma visão sobre esse movimento da Igreja, mas na verdade se olharmos bem, as respostas sempre vamos chegar a uma conclusão: "Grupo de jovens que buscam viver de acordo com os preceitos de Jesus Cristo"! Mas vejamos de uma forma um pouco mais ampla o que é o EJC.
Bem, pra começo de conversa o EJC tem suas bases retiradas dos moldes influenciados pelo Padre Afonso Pastore em São Paulo, nos idos de 1970 quando da criação o ECC - Encontro de Casais com Cristo, tudo isso para atender as demandas da Pastoral da Família da época.
Como as experiências com o ECC deram certo, espalhando-se por todo o Brasil em várias paróquias, começaram a surgir as vertentes conhecidas como EAC - Encontro de Adolescentes com Cristo e o nosso belíssimo movimento o EJC.
Os movimentos tiveram tamanha eficácia que foram se difundindo por todo Brasil, sempre buscando levar o evangelho às mais variadas faixas etárias. O EJC tem essa missão para com os jovens, buscando sempre falar a língua do jovem e a fazer trabalhos com os jovens, para os jovens e principalmente feitos pelos jovens! Claro, existem os "Tios" que fazem parte do sistema organizacional e estão no movimento para auxiliar e orientar os jovens na vida pastoral, mas, a grosso modo, quem trabalha é o jovem!
O movimento não fica restrito apenas nos dois dias de encontro, existe um circulo de convivência pastoral, através das reuniões e terços semanais. Em algumas cidades/comunidades existem inclusive adorações ao Santíssimo semanais, além é claro de projetos mais diferenciados, sempre visando a evangelização, mas também trabalhos diversificados com a comunidade!
Um detalhe interessante que precisa ser comentado é que o EJC começou sim na Igreja Católica, mas hoje existe em várias outras Igrejas Cristãs, em alguns casos recebem pequenas alterações no nome, mas em resumo trata-se do nosso EJC!
Bem, falamos aqui da parte formal do EJC, falamos de como surgiu e no papel como funciona, mas passemos à parte informal, aquilo que não está no papel, ou até está, mas não é possível entender apenas através da leitura, pois se faz necessário vivenciar para poder verdadeiramente entender e sentir o bem estar que esse movimento traz.
Não vou dizer aqui que não existam defeitos, pois lógico, existem e muitos, pois não passamos de meros mortais, seres humanos falhos, que erram e muito, mas acredito que as falhas existam para o engrandecimento, para o aprendizado da vida, e no EJC também não é diferente. Portanto as falhas, erros são grandes, mas o perdão e principalmente o amor a Deus devem prevalecer!
O EJC, podemos dizer em suma, que se trata de uma grande Família! Isso mesmo, uma família, uma grande família mesmo! Aqui em João Pinheiro - MG, temos o EJC em várias comunidades, geralmente em razão da divisão de bairros, onde existem igrejas ou paróquias, cada uma evangelizando de forma separada no bairro e em conjunto em toda João Pinheiro! Cada comunidade procura realizar o objetivo principal do EJC, mas também possuem carismas diferentes em cada comunidade! Mas se pesquisarmos na internet vamos achar o EJC em várias cidades do Brasil.
O detalhe é que a união desse povo é um troço sem igual! As amizades que vemos surgir nessa busca pelo Senhor, amizades verdadeiríssimas que perduram por toda a vida, mesmo que haja distância territorial e coisa e tal! O afinco dessas pessoas no trabalho pastoral, que muitas vezes deixam um pouco a família de lado para servirem a Deus! Vi nessas ultimas semanas com muita alegria (não só vi, mas vivi) a união de um grupo que buscava preparar o encontro da Paróquia Sant'Ana, que lutou, brigou, ralou pra caramba, com o único propósito de ver o nome de Jesus Cristo ser elevado e principalmente levar a Jesus Cristo a mais jovens de nossa cidade!
Agora vem a pergunta: "Mas tudo bem, um grupo de jovens e Tios do EJC preparou, ralou antes do encontro, trabalharam antes para tudo dar certo, e o no dia do encontro, como foi? E a resposta é simples: Família! Foi como uma família que se encontra, que fica um tempo sem se ver mas no que se reúnem se juntam e é como se não tivesse havido aquele intervalo de tempo! São todos trabalhando com união e afinco, se divertido, curtindo o momento com união e fé! Uma família que trabalha unida buscando alcançar o objetivo, sem importar a comunidade a que pertence! Família, EJC!
Por fim resta ressaltar o exemplo que vi no ultimo Encontrão (momento em que todos os EJCs do município se reúnem em uma da comunidades) realizado pelo EJC da Paróquia São Cristóvão, onde tivemos uma reunião linda, com a participação maciça de membros de todas as comunidades, onde rolou muita emoção e uma bela confraternização, e que beleza estava aquele sorvete viu!? (hehehehe) Isso sem falar no ultimo "Terção", realizado na Paróquia Imaculada Conceição, onde além de ver os jovens orando, a diversão dos bingos e principalmente, mais uma vez, os momentos de descontração e interação entre as comunidades! Família!!!
E é isso, EJC nada mais é que uma grande família, onde existem erros, mas muito mais acertos! Onde existem pessoas espetaculares e outras mais espetaculares ainda! Pessoas diferentes, mas que estão ali buscando a Cristo de um jeito jovem, de um jeito alegre, as vezes até bagunçado, mas sempre com a intenção de Evangelizar e buscar o céu, sempre buscando mais e mais jovens para fazer parte dessa família e por isso o lema: "PROCURA-SE"! E procuramos mesmo levar a palavra de Deus, o amor de Deus a alegria de ser de Deus a outros jovens como nós! Somos uma grande família que precisa de oração, muita intercessão pois somos seres humanos que falham, mas acima de tudo somos FAMÍLIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário