Bem, no final de semana próximo passado, aconteceu o segundo Encontro do EJC na comunidade São Geraldo da Paroquia Imaculada Conceição la no assentamento Segredo! Foi espetacular! Os jovens escalados para trabalhar foram os da comunidade Imaculada Conceição, "eta povo bão"! Além deles, um jovem da comunidade Nossa Senhora Aparecida (Paroquia Sant'Ana - bairro Água Limpa) e outro jovem da comunidade Sant'Ana (pelo menos até onde sei)! Como já dito, foi espetacular, especialmente pela formula que acabou tendo de ser utilizada, tendo em vista a dificuldade de locomoção, foram os próprios jovens da comunidade os palestrantes!
Pode se dizer que isso é bom, muito bom, "mas e a interação entre os jovens das demais comunidades que deveria ocorrer nos encontros", e coisas do tipo, mas vamos observar por outra ponto de vista.
Falemos de o quanto foi bom para o crescimento da comunidade e dos jovens terem de se prepararem para as palestras! Teve gente que nunca tinha feito algo do tipo, e foram lá e fizeram bonito! Eu fiquei extremamente feliz, pois tinha tido a honra de participar do encontro da comunidade Imaculada Conceição em 2012, e lembro-me o quanto foi divertido e o quanto as pessoas de lá são receptivas e alegres, é uma alegria contagiante, e agora pude vê-los, mas dessa vez pregando, não apenas trabalhando, mas falando de Deus, do Cristo de uma forma especial, e principalmente falando a língua do jovem!
Acredito que o encontro não foi só uma oportunidade de levar à uma comunidade distante da sede da paróquia, novamente o Encontro de Jovens com Cristo, foi também um momento de crescimento para os jovens da comunidade, que tiveram de dar jeito e pregar, e como é bom ver o que o Espírito Santo pode fazer, pois, até onde sei, nenhum dos jovens se reuniu para falar: "olha vou fazer minha palestra nesse sentido, fala também nesse sentido que pode complementar", ou mesmo um aproveitar o gancho do outro, mesmo porque a maioria esmagadora dos palestrantes não estavam trabalhando na sala, e assim posso afirmar o Espírito Santo fez maravilhas pois o encontro desde o início até o encerramento teve palestras que se conectaram, que se complementaram de forma que o tema central de cada palestrante ter sido, se não o mesmo, muito próximo. Foi lindo de se ver. Mas o final é que foi extramente lindo.
A palestra de encerramento não teve um palestrante da comunidade para fazê-la mas sim o pároco da Paróquia Imaculada Conceição o escolhido para encerrar o encontro, mas não foi simplesmente a palestra, ele a apresentou durante a Santa Missa, tornando a experiência divina, pois os jovens puderam além de ver a Jesus ali, além de tocar a Hóstia Sacrossanta, além de ver que o momento ápice, puderam recebê-lo em corpo, sangue, alma e divindade, ali, na sala do encontro!
Penso que foi uma experiência sem igual, e digo isso, porque cada encontro, a sua maneira é diferente e traz uma experiência ímpar, e é exatamente isso que acho importante pois, seja em que comunidade for, é lindo, especial e único, cada um do seu jeito, com carismas diferentes, mas todos cumprindo a sua missão principal que é evangelizar o jovem!
E não parou por ai, pois depois de tudo, finalizados os trabalhos, o pessoal no busão pronto para retornar à João Pinheiro e ouvi uma frase, só não me lembro quem foi o autor, mas que também foi repetida no mesmo dia, após a reunião dos jovens da comunidade Sant'Ana. Vejam bem, uma pessoa que reside no segredo que estava lá do primeiro encontro realizado aproximadamente 08 (oito) anos atrás, e disse lá no Segredo, por volta de 16:00 horas, mais ou menos e outra, de outra comunidade, que não havia estado no encontro, já por volta de 21:30 horas. A primeira disse: "Olha o EJC pra mim foi como uma ponte, daquelas brincadeiras, daquele encontro divertido, cheio de palhaçada, animado e por vezes até bobo, mas que também teve conteúdo, me trouxe novidades e ensinamentos que até então não conhecia, mas o principal foi ali que fui apresentada à Jesus! E dali fui caminhando e acabei chegando do la do de cá, e hoje também evangelizo!", e a segunda pessoa, um tio que ouviu de uma jovem que participou do EJC Sant'Ana que disse: "Tio [...], o EJC foi pra mim uma ponte, que me apresentou a Jesus e daí só fui crescendo e hoje..." e por aí foi!
É isso, podemos dizer assim que função do EJC é ser ponte, que quer levar sim a algum lugar, com certeza mais próximo de Jesus Cristo, desse jeitinho especial que Deus quis que nós tivéssemos, e assim vamos vivendo, crescendo e levando a palavra do Senhor pra tudo quanto é lugar, principalmente crescendo como no Segredo, onde pessoas que antes apenas trabalhavam na parte "burocrática" do encontro, pregaram, evangelizaram com a bíblia na mão e o microfone em outra... Evangelizaram e ainda Evangelizarão, muito mais!