sexta-feira, 29 de março de 2013

Vigília...


Bem, hoje gostaria falar de algo muito lindo e de proporções magnificas. Essa madrugada ocorreu no Centro Pastoral Nossa Senhora de Fátima a vigília ao Santíssimo Sacramento para todas as pastorais e movimentos da igreja.
Foi designado o horário e 03:00 horas para o nosso movimento, e fomos poucos é fato, mas vamos falar da parte que tem de ser dita, a adoração em si.
Para começo de conversa, poxa, que benção é poder adorar ao Senhor! Que maravilha é! Como foi lindo estar ali diante do Senhor adorando-o, agradecendo a Ele por tudo o que Ele faz!
Foi um misto de alegria e emoção que eu particularmente poucas vezes senti! O que mais me veio ao coração foi agradecer, louvar, bendizer, adorar ao Senhor por tudo que Ele fez e faz, mas principalmente porque graças ao seu gesto, essa loucura que foi a morte de cruz, nos foi propiciada a salvação. Caraca, como pode um ser humano, que apesar de Deus, mas que também era de carne e sangue, sofrer tanto por pecados, erros e afins de outras pessoas? Existe uma frase que diz: "Na tortura toda carne se trai..." mas nesse caso não, foi exatamente o contrário. Cristo sofreu pacas, foi espancado covardemente pelos pecados da humanidade, verteu seu preciosíssimo sangue por nós, que por vezes deixamos Ele de lado em detrimento de outras coisas muito menores. Cristo foi fiel aos desígnios do Pai até o fim, cumprindo não só todas as promessas e profecias, mas deixando exemplos de amor e de como devemos nos portar com relação à vontade de Deus. Cara tem que amar demais pra isso.
E Ele, Jesus, o Cristo nos mostrou isso, Amor Demais.
Mas o melhor, não fica por aí, pois se formos olhar bem, deveríamos nos prostrar diante Dele e agradecer, adorar, constantemente, incessantemente, continuamente, e quando o fazemos, quando tiramos um tempo, que seja uma hora, duas, meia, quinze minutos, para adorarmos ao Senhor, ficarmos diante dele para agradecê-lo por essa salvação e por tudo o mais, o que acontece? Ele nos cura! Ele age, penetra em nossa vida e traz um bem estar tamanho que é indescritível! Hoje em nossa adoração na virgília vivenciei isso. Nós apenas adoramos, rendemos graças pela nossa salvação e ainda assim Jesus fez um estrago em minha vida, que não consigo descrever nesse momento, mas poucas vezes me vi sair tão feliz quanto saí daquele centro pastoral. Estávamos inclusive comentado: "Como pode isso? Nós virmos para adorar, para agradecer, bendizer e sairmos daqui com mais do que havíamos entrado?" Chegamos à conclusão, Deus é mais que Demais! Cristo é o cara, porque além de morrer daquela forma pela nossa salvação, ressuscitou e assim nos permite que possamos fazer parte do povo do céu, claro se buscarmos e quisermos isso, e quando o adoramos, Ele nos cura, nos liberta, enche do Espírito Santo, leva pra longe as tristezas, o cansaço, a dor!
Esse é nosso Deus! Fica a dica meus irmãos. Não importa o que esteja acontecendo na sua vida! Adore, louve, dobre os joelhos e agradeça ao teu Senhor. Ele vai fazer as coisas se ajeitarem. Acredita, hoje tive essa experiência e foi simplesmente uma das melhores da minha vida! E olha que tenho anos de caminhada, já fui em shows, eventos da igreja com grandes personalidades da igreja, com pregadores renomados, mas foi ali, em uma adoração simples, conduzida com amor e devoção por uma jovem, e em que participaram de coração as pessoas que ali estavam presentes que Deus fez um regaço e me deu aquilo que eu mais precisava nesse momento e que vai repercutir por toda minha vida daqui pra frente! Fica aqui meu desabafo/testemunho/dica! Quer ser feliz? Venha pra Jesus, a verdade, o caminho e a luz!

domingo, 17 de março de 2013

Nosso novo Papa...



A igreja viu algo inédito nos tempos modernos que foi a renúncia de um Papa. Bento XVI, renunciou. Veio a público e informou que deixava o comando da igreja por não ter mais saúde, força para comandar a Igreja Católica.
Para muitos foi um ato de fraqueza, diante de tantas denúncias contra a igreja. Para outros sinais do fim dos tempos. Mas acredito que para a grande maioria, nada mais foi que um gesto nobre, de um homem que teve a humildade em admitir que não tinha mais condições para dirigir nossa igreja da forma mais correta, simples.
Acredito que não tenha sido fácil tomar essa decisão, mas acredito mais, Bento XVI tenha decidido depois de muita oração, pedindo a luz divina para que fizesse a vontade do Pai, e assim foi feito. Foi grande a repercussão principalmente em razão de denúncias de corrupção de vários tipos dentro do Vaticano, mas a maior de todas, a dúvida que pairava pelo ar: "Quem seria o sucessor de Bento XVI?"
E assim se passaram semanas e mais semanas. Notícias de fortes candidatos ao Papado, inclusive havendo Cardeais Brasileiros como fortes candidatos a se tornarem o novo Papa.
Mas depois de muitas deliberações, especulações, notícias de escândalos e de tudo veio a notícia: "Habemus Papam". E que alegria foi. A multidão no Vaticano entrou e êxtase. Vários católicos pelo mundo apreensivos para saber quem foi o escolhido: Seria o Brasileiro? O Italiano? Não, com certeza foi o Africano. E no final, vimos surgir sim o primeiro Papa Latino Americano da história, um Argentino! O arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi o eleito, um Jesuita, que escolheu talvez uma das mais belas homenagens já feitas e que traz uma grande responsabilidade consigo. Ele escolheu o nome "Francisco", referência clara a São Francisco de Assis, um dos santos mais venerados na igreja, por ter dedicado sua vida para ajudar ao próximo, mais especificamente aos pobres, aqueles que eram renegados da sociedade.
Nosso novo Pontífice trata-se de um homem muito espiritual e próximo, muito querido em seu país. Pediu aos argentinos que "não se acostumassem com a pobreza" e que "saíssem às ruas" em defesa da família. Em setembro do ano passado, repreendeu os sacerdotes que se negam a batizar os filhos de mães solteiras, chamando-os de "os hipócritas de hoje que clericalizaram a Igreja. Os que afastam o povo de Deus da salvação", além disso demostrou que a humildade e proximidade (igreja e fieis), serão pontos fortes em seu pontificado, pois demonstrou isso não só através dos mais singelos gestos, como quando dispensou a limousine, seguiu com os demais cardeais em um ônibus e pagou pessoalmente a conta do hotel que outrora estava, mas  principalmente através de suas palavras quem deixam claro que nosso novo Papa, contando com o povo, tentará levar a fraternidade aos quatro cantos desse mundo, fazendo com que impere os preceitos do próprio Cristo a quem serve com fervor e amor, pois assim disse: "Irmãos e irmãs, boa noite!
Vocês sabem que o dever do Conclave era de dar um bispo a Roma: parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase no fim do mundo.
Mas estamos aqui; agradeço pela acolhida. A comunidade diocesana de Roma tem bispo. Obrigado!
Antes de tudo, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos por ele, para que o Senhor o abençoe e a Virgem Maria o guarde.
[Depois do Pai Nosso, da Ave Maria e do Glória ao Pai]
E agora começamos este caminho, bispo e povo. Este o caminho da Igreja de Roma, que é que preside na caridade todas as igrejas. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós.
Rezemos sempre por nós, uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que exista uma grande fraternidade.
Espero que este caminho de Igreja que hoje começamos, e no qual me ajudará o meu cardeal vigário aqui presente, seja frutuoso para a nova evangelização desta bela cidade.
Agora gostaria de dar a bênção, mas antes vos peço um favor: antes de que o bispo abençoe o povo, peço a vocês que rezem ao Senhor para que me abençoe. A oração do povo pedindo a bênção pelo seu bispo. Façamos em silêncio esta oração de vocês por mim.
Irmãos e irmãs: amanhã quero ir rezar à Virgem Maria para que proteja Roma. Boa noite e bom descanso!"
Portanto, oremos sempre pelo Papa Francisco, rogando sempre que a vontade do Senhor Jesus impere na vida da igreja, e lembremos de suas palavras ditas antes do conclave: "Temos que evitar a doença espiritual de uma igreja auto-referencial. Se a igreja permanece fechada em si mesma, ela fica velha. Entre uma igreja que sofre acidentes na rua e uma igreja que está doente porque é auto-referencial, não tenho dúvidas sobre preferir a primeira [opção]", ou seja, teremos trabalho pela frente. Teremos que sair, e colocar em pratica o "ser Cristão" e com a graça divina e com muita humildade e orar + ação, conseguiremos com certeza um mundo muito melhor.

Visita ao Abrigo Carla Alves de Queiroz...

Bem, dia 02/03/2013, às 14:00 horas, o EJC Sant'Ana realizou a primeira visita ao Abrigo Carla Alves de Queiroz. Palavras não existem para descrever o que aconteceu, foi ótimo, como é bom levar a alegria a outras pessoas, principalmente em se tratando de crianças que passaram por traumas ou grandes dificuldades na vida e acabaram tendo de ser retiradas do convívio familiar!
Pensa na dificuldade desses pequenos, que, não tem culpa de tanto sofrimento, e pense na solidão e falta de carinho porque passam? É triste ver que no mundo existam pais que maltratam os filhos e/ou não cuidam ou conseguem dar o mínimo para que cresçam como cidadãos de verdade.
Locais como o Abrigo Carla Alves, ou melhor dizendo iniciativas como estas, são ótimas, principalmente porque proporcionam uma abrigamento onde essas crianças vão ter o mínimo de conforme e dignidade para viverem até que seus pais tenham condições de recebê-los de volta, que consigam meios para seu próprio sustento, isso quando atingem a maioridade e ainda estão abrigados, ou mesmo através da adoção.
Mas uma coisa é intrigante. Apesar de lá terem um ambiente sadio, um local limpo, com o mínimo para conseguirem sobreviver, essas crianças são carentes, mas carentes de atenção, de abraço com carinho de amor, e por isso nós do EJC tivemos a ideia e mesmo tendo passado o dia das crianças fomos lá para proporcionar uma tarde agradável a essas crianças.
Levamos sorvete e cachorro-quente que foram doados por pessoas caridosas de dentro do EJC, para ser mais exato, jovens do EJC. Mas além disso o mais lindo foi ver os jovens doarem um pouco do seu tempo para estarem ali, brincarem, pegarem no colo, estar com aquelas crianças. Foi lindo e prazeroso.
Acredito que essa foi uma de outras tantas visitas e que não só o abrigo das crianças vão receber a boa vontade e a caridade desses jovens. Muito ainda será feito e com a graça de Deus, levaremos a palavra de Deus e muito mais aos quatro cantos desse município.
Lembro que esse texto não é para nos engrandecer, pois não estamos fazendo mais do que a nossa obrigação enquanto cidadãos e enquanto membros de um movimento da igreja. Mas é preciso que divulguemos para que mais e mais pessoas possam ajudar ao próximo, fazendo cumprir assim o mandamento deixado por Cristo: "Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo...", além é claro de nós jovens podermos fazer valer o tema e lema da campanha da Fraternidade desse ano: "Fraternidade de Juventude" e "Eis-me aqui, envia-me". Portanto façamos cada dia mais cumprir esse chamado do próprio Cristo em nossas vidas...